terça-feira, 6 de setembro de 2016

Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Círio de Nazaré - Foto: Fernando Sette
Realizado em Belém há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é umas das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. A devoção remonta ao início da colonização portuguesa. O termo Círio vem da palavra latina “cereus”, que significa vela ou tocha grande. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo, o termo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui em Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Pará.


Vista aérea do Complexo Feliz Lusitânia
Foto: SECOM
Tradição - O Círio é hoje o principal evento de atração turística ao Pará e transcende o sentido religioso, ocupando lugar também de destaque nos ramos cultural e econômico, abrangendo todos os setores na cidade. Com 224 anos de tradição, o Círio de Nazaré faz parte do calendário nacional como uma das maiores festas religiosas do mundo.


A festa também é responsável pela difusão da culinária paraense, a mais original do Brasil, resultado de influências indígenas, africanas e portuguesas, que por sinal estão refletidas nas expressões da cultura do Pará. 

Pato no Tucupi - Foto: Walda Marques

As iguarias gastronômicas mais tradicionais têm a ver com a realização do Círio e o tradicional almoço depois da grande procissão. Maniçoba e pato no tucupi são os pratos principais do cardápio da reunião das famílias e o cheiro dos ingredientes toma conta de toda a cidade dias antes e durante toda a festa.


Turismo - Entre os mais de 2 milhões de romeiros que participam do Círio no domingo e que tomam conta das ruas de Belém, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos do Pará (Dieese) e da SETUR, mais de 80 mil são turistas oriundos de diversos países e outros estados do Brasil.

Maniçoba - Foto: João Ramid
O Círio em si, acontece apenas na manhã do segundo domingo de outubro, mas a programação oficial na verdade envolve 11 romarias com mais de 100km de percurso, se somadas, e uma grande maratona de visitas da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em Belém e a outros estados que também realizam o Círio, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, Amazonas e Amapá.


Venha para Belém e participe deste importante momento da cultura do Pará, a obra-prima da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário