quarta-feira, 1 de julho de 2015

Conheça as praias da região metropolitana de Belém

A região metropolitana de Belém possui várias opções de sol e praia para aqueles que desejam aproveitar o início do verão mas sem precisar afastar-se demais do centro da cidade. A Ilha de Mosqueiro e a Ilha de Cotijuba são alternativas indispensáveis para um roteiro turístico de veraneio dentro de Belém.
Praia do Marahú - Ilha de Mosqueiro.
(Foto: Hedén Franco)
ILHA DE MOSQUEIRO: Apenas 70 km de Belém, a Ilha de Mosqueiro é um dos balneários mais procurados pelos belenenses devido à proximidade. Possui 17 km de praias de água doce com ondas que mais parecem mar. Em época de poucas chuvas, o mar invade a cabeceira dos rios da Amazônia, tornando a água das praias de Mosqueiro esverdeadas e levemente salobra. Outro atrativo da ilha são os casarões centenários que encontramos na orla das praias, herança dos antigos barões da borracha durante os tempos áureos da Belle Epoque paraense, no final do século XIX.


Praia do Marahú: uma praia extensa de areias grossas e brancas. A paisagem do local é composta por esculturas de pedra formadas pela força das ondas da maré. É uma das praias mais sossegadas e ideais para passeios em família.

Praia do Farol Velho: Localiza-se exatamente na curva da ilha e recebeu este nome em referência a um antigo farol que ainda permanece no local. Lá, há uma formação rochosa que em conjunto com a vegetação local formam uma pequena ilhota, a Ilha do Amor, conforme enche a maré, onde existe a tradição de casais gravarem as iniciais de seus nomes nos troncos das árvores.

Praia do Murubira: Esta praia fica localizada em uma enseada, e seu nome é uma homenagem aos antigos índios que habitavam esta região, os Murubira.

Praia do Chapéu Virado - Ilha de Mosqueiro
(Foto: Hedén Franco)

Praia do Paraíso: É a mais afastada do centro da Ilha. Algumas lendas contam que pescadores consideravam suas águas afrodisíacas ao serem encantadas pelo banho de uma mulher. Sua orla tem hotel-fazenda, quiosques e restaurantes que geralmente possuem entrada particular para a praia.

Praia do Chapéu-Virado: Recebeu este nome devido aos chapéus de aba longa que os primeiros colonizadores portugueses usavam. Ao chegarem à praia, os fortes ventos faziam os chapéus voarem, recebendo assim o nome de “Chapéu-virado”. Esta praia é sem dúvida uma das mais movimentadas, tanto durante o dia quanto à noite devido ao calçadão da orla, ideal para caminhadas e prática de ciclismo. 
Outras Praias da Ilha Mosqueiro: Praia do Areião, Praia Grande, Porto Arthur, Praia do Ariramba, Praia do Bispo, Praia do Carananduba, São Francisco, Praia da Baia do Sol.

COMO CHEGAR
Via Rodoviária: 70 km partindo de Belém pela BR-316. Existem linhas de ônibus regulares que fazem o trajeto partindo do Terminal Rodoviário de Belém e também linhas de transporte público municipal.

Praia do Farol - Ilha de Cotijuba
(Foto: Celeste Praxedes via Flickr)
ILHA DE COTIJUBA: Cotijuba é uma das 42 ilhas que formam o arquipélago da região metropolitana de Belém. Fica localizada do outro lado da Baía do Guajará e seu acesso é somente por via fluvial. São 15 km de praias com paisagens naturais pouco transformadas pelo homem. A ilha é conhecida também pelas ruínas de um antigo educand presídio de segurança máxima do início da década de 30 e de um dos primeiros engenhos instalados na Amazônia no século XVIII. A Ilha é uma área de proteção ambiental (APA) e veículos automotivos são proibidos no local, com exceção para transportes de emergência.

Praia do Farol: É a praia mais freqüentada por ser bem próxima do porto da Ilha e possuir o maior número de pousadas, bares e restaurantes. Durante as épocas de alta-temporada costuma ser palco de shows e apresentações de ritmos paraenses como carimbó, síria e tecnobrega. 

Praia do Vai-quem-Quer: Recebeu este nome por ser a mais afastada de todas as praias, cerca de 9km do porto da ilha. A praia é quase deserta, ideal para quem procura sossego e uma paisagem quase intacta pelo homem. As poucas pousadas que existem são de estilo rústico e os restaurantes servem somente comida caseira. O seu acesso é de charrete, disponíveis por toda a Ilha. 

Praia Funda: Esta praia localiza-se em uma enseada de terreno bastante íngreme, o que torna a praia de grande profundidade logo nos primeiros passos em direção à água. O lugar é procurado para a prática de turismo de aventura.

Outras praias conhecidas da Ilha são as desertas Praia do amor e a Praia da saudade, apenas a 15 minutos de caminhada do porto; a Praia do Cravo e do Cemitério, e ainda as praias da Pedra Branca e da Flexeira, que são banhadas pela Baía do Marajó.

COMO CHEGAR 
Via Fluvial: Travessia feita em embarcações que partem diariamente do Trapiche de Icoaraci. O trajeto pode ser realizado através de um navio mantido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) ou em várias outras embarcações menores ofertadas pela Cooperativa de Barqueiro da Ilha de Cotijuba (Cooperbic). A viagem dura em média 45 minutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário