quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Navio Rondônia e barco Jubileu III vencem concurso de Embarcações da Romaria Fluvial

Estudantes da Turismo, Jornalismo e profissionais da Paratur
foram certificados pela participação na Receptivo Turístico 
do Círio
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) realizou na manhã desta quarta-feira, dia 22, a Premiação dos Vencedores do Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial e certificou profissionais de turismo e comunicação que atuaram no Receptivo Turístico do Círio 2014, que realizou entre os dias 7 e 13 de outubro.

As três embarcações vencedoras da categoria A (Embarcações Regionais) foram, em primeiro lugar, a embarcação Jubileu III, da Trindade Navegação e Comércio Trinave Ltda., em segundo lugar o barco Antônio Lemos, da Franciscotur, de Castanhal, e em terceiro o Navio Luzeiro, da A.M.T. Tavares.
Jacqueline Alves, Diretora de Marketing da Paratur falou das
inovações e fortalecimentos de parcerias para promover o Círio
e o turismo do Pará 
A Categoria B (Outros Tipos de Embarcações) teve como vencedores o navio Rondônia, locado pela Empresa de Navegação A.R. Transportes Ltda., que ficou com o primeiro lugar, as embarcações Domingos Acatauassu Nunes, locada pela Henvil Transporte Ltda. e a Amazonas, da A.J.C Navegação Ltda. – ME, que empataram no segundo lugar da categoria B. O terceiro lugar ficou com o barco Gabriela II, da G.C. Rodrigues.

A diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, explicou que a cada ano a Paratur e seus parceiros na realização da premiação buscam mais inovações e que, além de reconhecer e premiar os vencedores do concurso, inspirado na Romaria Fluvial, a iniciativa alcançou o objetivo de intensificar o trabalho da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) na garantia da segurança da navegação.

Adenauer Góes, Secretário de Turismo do Pará, lembrou dos
avanços do turismo paraense nos últimos 20 anos e do legado
deixado pelo jornalista Carlos Rocque, ex-presidente da Paratur
e criador da Romaria Fluvial
Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará, ressaltou que o Pará recebeu 82 mil turistas e afirmou que, ao executar ações como o Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial e outras que relacionam o Círio de Nazaré com o turismo religioso, Paratur, Setur e seus parceiros atendem ao que denominou de “novo papel do turismo na nova economia de mercado nacional e internacional”, em que o Pará representa a Amazônia, que juntamente com as palavras Jesus e Coca-Cola está entre as mais pronunciadas ou desejadas do mundo. Adenauer também destacou a importância do jornalista e escritor Carlos Rocque no contexto do Círio enquanto manifestação religiosa e histórica, já que ele, que presidiu a Paratur entre 1983 e 1986, foi o idealizador da Romaria Fluvial.

Aline Monteiro, gerente de Marketing da empresa Vale Verde Turismo, que locou uma das embarcações vencedoras do concurso, enalteceu a iniciativa do Concurso. “A vale Verde Turismo há muito anos faz parte deste concurso e muito nos honra receber essa premiação”. Justificou a empresária, ao informar que a empresa participou de todas as edições.

Edson Macedo, decorador de embarcação vencedora do
Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria
Fluvial
O decorador Edson Macedo Júnior, que concorreu pela embarcação Antônio Lemos, também foi um dos premiados, já que a decoração é um dos itens de avaliação. “Uma satisfação muito grande, por que concorremos com um trabalho feito com muito amor e dedicação à Nossa Senhora de Nazaré. Utilizamos 20 mil balões, tecidos e muitas flores naturais, além de levarmos uma berlinda que foi reverenciada pelos 300 participantes da Romaria em nossa embarcação”. Relatou Edson, que ficou em segundo lugar na categoria B.

Os vencedores, além do Troféu Carlos Rocque, elaborado em acrílico e um design que leva a marca turística do Pará, inspirada nas artes tapajônica, marajoara e araguaia, os vencedores também foram premiados com passeios turísticos ofertados pela agência Vale Verde Turismo e pelo hotel Gold Mar. 

A irmã do jornalista Carlos Rocque, duas filhas e uma neta prestigiaram a cerimônia, na qual vencedores do concurso foram homenageados também com um exemplar de um livro escrito pelo jornalista Carlos Rocque e relançado este mês, com novas contextualizações sobre o Círio de Nazaré escritas pelo secretário de Turismo Adenauer Góes e pelo gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira.

Familiares de Carlos Rocque  compareceram à cerimônia de  premiação,
organizada pela Paratur e Setur e que integra a  Agenda Turística do Círio

“Ficamos muito felizes com a homenagem, que resgata o trabalho do Carlos Rocque e com o lançamento do livro em que ele conta a história do Círio”. Afirmou Dulce Rosa Rocque, irmã do jornalista. 

O Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial é tradicionalmente realizado no sábado que antecede ao Círio. Este ano a Paratur convidou novos jurados para a escolha das embarcações mais animadas, melhor decoradas, que concluíram todo o trajeto da Romaria e estavam de acordo com as regras de segurança da navegação determinadas pela Capitania dos Portos e Hidrovias da Amazônia Oriental (CPAOR), parceira da Paratur na realização. 

Jairo Augusto, estudante de Jornalismo, recebendo o certificado  de
 participação na cobertura do Círio 2014 e do Receptivo Turístico 
do Círio
Certificação – Durante a cerimônia de premiação, que aconteceu no Mezanino do Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro) a Paratur também concedeu certificados de participação aos estudantes de turismo que aderiram ao Programa Voluntários do Círio e participaram do Receptivo Turístico do Círio 2014, realizado pela Paratur entre os dias 7 e 13 de outubro, no Aeroporto de Belém, Terminal Rodoviário, Terminal Hidroviário e sede da Paratur. 

Foram certificados Jose Kelly Castro Aleixo, Natália Brenda Guimarães Brandão, Eliana Oliveira da Silva, Fyama Eneyda de Sousa Cardoso, Álison Michael Tavares Mendes, Francisca das Chagas Alves dos Santos, Keila Mickaeli Souza e Silva, Danielle Almeida da Silva de Souza, Júlio Farias da Luz.

Antonio Pinheiro, assistente de Gestão em Turismo na Paratur,
representou a equipe de trabalho no Receptivo Turístico do
Círio, realizado de 7 a 13 de outubro no Aeroporto de Belém,
Terminal Rodoviário e Terminal Hidroviário. 

Também foram homenageados o assistente de Gestão em Turismo, Antonio Pinheiro, que representou os funcionários da Paratur que atuaram no receptivo, a estudante Jerusa Mota, que representou os estagiários envolvidos na ação e Jairo Augusto Souza, estudante de jornalismo que representou os estagiários de Comunicação que participaram da cobertura das ações da Paratur e do Círio 2014 neste período.

“Foi uma oportunidade excelente para mim, que estou me formando em Turismo. Um aprendizado que vai certamente me ajudar em minha carreira profissional, uma benção, dada pela Paratur”. Disse Alisson Michael Mendes, voluntário do Círio certificado pela Paratur.

Exposição – Na oportunidade da premiação e certificação o público e a imprensa pode prestigiar na Capela São José, do Espaço São José Liberto, a exposição Natureza, Cultura e Fé: a Grandiosidade do Círio de Nazaré, através da qual a Paratur e a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) narram a história do Círio, das Romarias, do Receptivo Turístico, do Auto do Círio, do Almoço do Círio, das tradições, manifestações de fé, entre outros aspectos da quadra Nazarena. A mostra pode ser visitada até o próximo dia 31.

CONHEÇA OS VENCEDORES DO CONCURSO DE ORNAMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES DA ROMARIA FLUVIAL 

CATEGORIA A

CATEGORIA B 

Texto: Benigna Soares - Gerência de Comunicação da Paratur 
Fotos - Jairo Augusto Souza e Benigna Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário