quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pará na vitrine de 3,1 mil agentes de viagens e 70 operadoras associadas à Braztoa durante feira de turismo em São Paulo


Abertura oficial da Braztoa 2012
Com apoio da Paratur e do Sebrae empresários de turismo do Pará estão tendo uma excelente oportunidade de fechar bons negócios durante o 38o Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa.  O estande do Pará, inspirado nos conceitos da sustentabilidade, criatividade, diversidade,originalidade e autenticidade, inerentes ao turismo paraense,  vem despertando a atenção de agentes de viagens, operadores de turismo, empresários, imprensa especializada e outros que participam do evento, aberto nesta quinta (20) e que segue até sexta (21), no  Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP), com objetivo de divulgar os atrativos turísticos brasileiros aos principais operadores de turismo do mundo.

Ariane Mathne, da Paratur,Teresa Meinberg,
da Turismo Consciente e Gelderson Pinheiro, da Rumo Norte.
Entre os agentes que comercializam o destino Pará que visitaram o estande paraense no primeiro dia da feira, atraídos pela nova marca turística e pelo slogan Pará: a obra prima da Amazônia, estava Maria Teresa Meinberg, da empresa Turismo Consciente. “Estou oferecendo aqui o Pará com roteiros que incluem cinco dias e quatro noites em Alter-do-Chão, onde tenho o hotel Mirante da Ilha, a pousada Sobra do Cajueiro e o  Belo Alter Hotel como parceiros, o roteiro Belém Gastronômico, que além de city tour na capital passando pelos melhores restaurantes inclui a comunidade de Boa Vista do Acará na área das ilhas, onde conto com apoio da Rumo Norte Expedições e também a ilha do Marajó, onde nosso pacote inclui quatro dias e três noites”. Explica a agente de viagens, que no momento está organizando um réveillon especial na vila de Alter-do-Chão. “O evento vai acontecer entre os dias 26 de dezembro e 02 de janeiro”. Conta a empresária que escolheu a região turística do Tapajós como um dos principais destinos para apresentar a Amazônia.

Gelderson Pinheiro, da Rumo Norte, com
 agente  de viagens no estande do Pará
Augusto Cavalcante trabalha na empresa Hélice Tours e elogiou o material promocional do Pará, que fez questão de levar para sua agência onde diz que vende muitas passagens diárias para o Pará, destino turístico prioritário na Amazônia, que deve receber em 2012 cerca de 1 milhão de turistas, segundo estimativas da presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa.

“Estamos presentes nos principais eventos e feiras do Brasil e do exterior, à exemplo da Braztoa em São Paulo e do Top Resa na França esta semana, da Abav em outubro, trabalhando em parceria com o trade e com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que tem à frente nosso secretário Adenauer Góes, buscando cumprir essa meta. Só com o Círio deste ano devemos receber 76 mil turistas. 
Waldinea de Andrade, representante do  Sebrae  em
abordagem  sobre o Pará nos   estandes internacionais.
A nova temporada de cruzeiros que começa nos próximos dias vai nos trazer mais de 20 mil turistas e até o final do ano com certeza, seguindo as diretrizes do planejamento do Plano Estratégico Ver-o-Pará, chegaremos à marca de 1 milhão de visitantes”. Garante Socorro, consciente de que estar na Braztoa tem uma importante justificativa, já que São Paulo é o segundo  principal emissor nacional de turistas ao Pará, respondendo em 2011 por 79.169 em um universo maior que 770 mil turistas e em 2012 por 87.086 visitas em um universo previsto de 1 milhão, que deixará ao estado um faturamento de R$ 410 milhões.

Realizadores da Braztoa dão boas vindas aos
participantes e anúnciam boas vendas
A gerente de captação de eventos Paratur, Ariane Mathne, coordena a participação dos empresários do Pará na Braztoa. Ela explica que a estratégia da participação é a apresentação da nova marca turística, desenvolvida pela empresa Chias Marketing, que traz a natureza e a cultura representados pela cor do açaí e por traços inspirados nos tradicionais grafismos marajoara, tapajônico e Araguaia, associada ao slogan Pará, a obra prima da Amazônia.  “Estamos divulgando  os atrativos das cinco regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu, com destaque aos  segmentos de natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios”. Conta Ariane, que na abordagem da equipe tem recomendado a comercialização do Círio de Nazaré, maior evento paraense do segmento turismo religioso, manifestação cultural e de religiosidade que envolve no próximo dia 14 de outubro dois milhões de romeiros e deve atrair 76 mil turistas ao Pará.”. Diz Ariane.

“Belém nos últimos anos despertou para o turismo de eventos. Temos associado a essa vocação o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, uma referência que associada ao crescimento da nossa rede hoteleira faz do Pará uma excelente opções para eventos e também para negócios”. Afirma Ariane.
É parceiro da Paratur  na participação do Pará na Braztoa o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O estande compartilhado abriga empresas como Vale Verde Turismo, Travel In Turismo, Rumo Norte,  Belo Alter Hotel, Holiday Inn Hotel, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), entre outros, que estão ofertando diversos pacotes para Belém, Tapajós, Marajó e outras regiões turísticas do Pará.

Marco Ferraz, presidente da Braztoa, e Ariane Mathne,
gerente de Captação de Eventos da Paratur
O estande também  atraiu veículos de comunicação especializados do Brasil e de outros países, como as revistas Hôtelier News, Viajeaqui, Melhor Viagem, Via G e o guia inglês Lonely Planet, atendidos no estande pela Gerência de Comunicação da Paratur, que também divulga no evento para a imprensa a II edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, uma realização da Paratur e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). O prêmio www.premiodejornalismoemturismo.blogspot.com.br) está com inscrições abertas até 20 de novembro.
O estande do Pará, inspirado nos conceitos da
sustentabilidade, criatividade, diversidade,originalidade
 e autenticidade, inerentes ao turismo paraense
BRAZTOA -  Voltado para a realização de negócios e aperfeiçoamento institucional, o Encontro Comercial Braztoa tem a finalidade de oportunizar aos  associados da entidade realizadora do evento, operadoras, representantes e colaboradores, apresentar e expor seus produtos para o mercado nacional e internacional. É também uma vitrine de divulgação institucional de produtos e destinos para agentes de viagens de todo o Brasil e exterior. Este ano a expectativa é que de 3,1 mil agentes de viagens, 90 parceiros comerciais e institucionais e participem do evento e 70 operadoras associadas participem do evento.

Texto e fotos: Benigna Soares - Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário