sexta-feira, 6 de abril de 2018

Parque do Utinga: Uma opção de recreação e práticas saudáveis em contato com a natureza


Foto: Jonas Santana

O Parque Estadual do Utinga está de portas abertas, após quase três anos fechado para reforma. E tem algumas novidades para seus visitantes, venha conferir:

A área é uma unidade de conservação estadual e abriga vários representantes de espécies de fauna e da flora amazônica. Também preserva ecossistemas e mananciais, como os Lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem cerca de 70% da população de Belém. Ocupa uma área de quase 1,4 mil hectares e permite que seus visitantes possam conferir um pedaço tranquilo da Amazônia a poucos quilômetros do centro da cidade.
Foto: Jonas Santana
Para quem gosta de ecoturismo, a área verde do Utinga dispõe de mais de nove quilômetros de trilhas abertas e recuperadas na mata, o que se transforma numa grande atração para passeios guiados. São quatro quilômetros de pistas, preparadas para caminhadas e passeios de bicicletas, patins e skates, além de práticas esportivas como o slackline, o tree climbing, boia cross, rapel, cicloturismo, birdwatching, stand up paddle e canoagem. O espaço também conta com  estacionamento de 400 lugares para veículos e de um centro de recepção aos visitantes, com auditório para 50 lugares, lanchonete, banheiros, loja de suvenir, bilheteria e café.

O horário de funcionamento durante a semana é de 5h30 às 17 horas, com entrada gratuita. Somente alguns serviços são pagos, como as trilhas guiadas, o estacionamento, atividades esportivas como rapel e outras.

Para que o espaço possa ser mantido sempre em boas condições, é preciso tomar alguns cuidados:

É proibido levar animais domésticos. Por conta dos animais silvestres que não podem ter contato com animais domésticos por risco de transferir doenças aos pets.

 Guardar sempre seus lixos que venham a produzir. O parque não possui lixeiras, também por conta dos animais que poderiam ingerir resto de comida e outras coisas que fossem depositadas nas lixeiras.

O Parque é para contemplação, prática de esportes, e atividades pedagógicas, então vamos preservar e respeitar as regras.

Como chegar:


O Parque Estadual do Utinga fica localizado no bairro Curió Utinga, vindo de Belém para Ananindeua pela Av. João Paulo II, ao lado da sub-estação da Cosanpa.

Para mais informações acesse o site: https://goo.gl/z2jMi1

Aplicativo – As informações sobre as trilhas, os serviços oferecidos e agendamento com os condutores pode ser feito no aplicativo do Parque Estadual do Utinga. O app está disponível para download na Play Store dos smartphones que utilizam o sistema Android.



Por Trayce Melo - Estagiária

Nenhum comentário:

Postar um comentário