quarta-feira, 7 de março de 2018

5 curiosidades sobre a Ilha de Cotijuba

A Ilha de Cotijuba é uma das 42 ilhas que integram o arquipélago de Belém. São apenas 45 minutos da capital paraense, em viagem de barco. Hoje, com várias pousadas, belas praias, a margem da baia do Marajó, e a proibição do uso de carro, representa um diferente e forte ponto turístico da região. Conheça cinco curiosidades sobre esse lugar surpreendente.




1.    Origem do nome
Seus primeiros habitantes foram os índios Tupinambá. Eles a batizaram com o nome de Cotijuba, que quer dizer, na língua indígena, “trilha dourada”. Provavelmente em razão das muitas falésias que expõem a argila amarelada que compõe o solo da ilha.  Mas a ilha só começou a ser ocupada na década de 30, quando foi construído o Educandário Nogueira de Faria, hoje em ruínas.


2.    Integração da ilha à cidade de Belém
A integração da ilha à cidade de Belém se iniciou em 1784, com a comercialização do arroz cultivado no Engenho Fazendinha. Com a desativação do engenho, Cotijuba passou a ser habitada também por famílias caboclas que sobreviviam do extrativismo. Há também ainda as ruínas do velho engenho.

 3.    Proteção ambiental
Desde 1990, a ilha é uma área de proteção ambiental, o que torna proibido a circulação de carros. Para se locomover é preciso utilizar as charmosas charretes ou usar o bondinho da ilha, que é puxado por um trator. Eles ficam concentrados logo na entrada da ilha de frente para o terminal fluvial. Apenas recentemente, motocicletas foram permitidas e também autorizadas o uso de carros para o transporte de pacientes e para a garantia da segurança na ilha.

      4.   Praias de água doce

Cotijuba é a terceira maior em dimensão territorial das 42 ilhas do arquipélago de Belém. Apesar de ser cortada por cerca de seis igarapés, pequenos rios, e de possuir dezesseis lagos, Cotijuba é mais visitada por suas doze praias de água doce. São 15 quilômetros de praias de água doce e morna banhadas pelas Baías do Marajó e do Guajará. As mais conhecidas são:

Foto: Fábio Costa

Praia do Farol: Por conta de ser a praia mais próxima do terminal fluvial é a mais frequentada, já que os banhistas podem chegar à praia andando.  Possui uma ótima infraestrutura, tem várias pousadas e restaurantes.






Foto: Setur

Praia do Vai- quem-quer: Uma das mais famosas e distantes é a praia do Vai- quem-quer, a praia tem uma formação de pedras que deixa a paisagem bem bonita, parece quase deserta com cabanas de palha e areia bem branquinha.


Foto: Cristino Martins




Praia Funda: Formada por uma enseada, a Praia Funda tem esse nome por conta do seu terreno íngreme e suas águas profundas desde a beira. O que torna procurada pelos indivíduos que são adeptos de mergulhos radicais. 



5.   Localização Geográfica da Ilha

Cotijuba está localizada geograficamente, entre o arquipélago do Marajó e as ilhas de Jutuba e Paquetá, à margem direita do estuário do rio Pará, entre as baias do Marajó e do Guajará, apresentando uma forma alongada em direção ao nordeste sudeste (BELÉM, 1997). Ela apresenta uma extensão territorial aproximada a 1.600 hectares e está localizada a 22 km da sede municipal. 

Gostou? Então venha conhecer esse lugar que te aguarda com altas aventuras.

Como Chegar

A travessia é feita em embarcações da Cooperativa de Barqueiro da Ilha de Cotijuba (Cooperbic) que partem de hora em hora do Trapiche de Icoaraci, em Belém. O trajeto pode ser realizado também em um navio mantido pela Prefeitura de Belém. A viagem dura em média 45 minutos. 


Por Trayce Melo - Estagiária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário