quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Vem pular carnaval aqui no Pará!

O período mais animado do ano está chegando, e opções não faltam para você curtir o Carnaval no Pará que é um verdadeiro espetáculo de arte e cultura. Resolvemos trazer para vocês alguns carnavais que acontecem ao redor do estado. E ai, qual seu preferido?

Vigia de Nazaré

Foto: Agência Pará
O município de Vigia é um dos destinos mais procurados durante os dias de carnaval, tanto para quem busca os tradicionais desfiles de blocos aos que gostam de correr atrás dos trios elétricos que animam os foliões. Entre os destaques dos blocos de rua do município estão “As Virgienses” e “Os Cabraçurdos”, que saem pelas ruas da cidade na tradicional brincadeira em que homens se vestem de mulheres e as mulheres se vestem de homens.


Foto: Naldo Araujo

Abaetetuba

Eleita um dos maiores destinos turísticos paraenses durante o Carnaval, já conquistou cerca de 100 mil foliões nos últimos anos. Aos tradicionais blocos de rua, a agitação dos trios elétricos e a beleza das Escolas de Samba o Carnaval em Abaetetuba só cresce a cada ano. Só o tradicional “Bloco dos Sujos” nas ruas da cidade atrai cerca de 30 mil brincantes. 


Foto: G1

Bragança

O município de Bragança oferece diversas atrações no carnaval, com os arrastões em massa da multidão vestida de abadá, até os tradicionais bloquinhos de rua, onde o folião caminha pela cidade ao som das clássicas marchinhas.


Foto: Circuito Fora do Eixo
Cametá

Cametá oferece várias manifestações carnavalescas, como o tradicional Carnaval das Águas - que acontece na comunidade de Juába, sobre barcos que percorrem pela frente das palafitas, aos blocos de trio com abadás nos quais trazem à cidade atrações nacionais. Também tem os desfiles das Escolas de Samba da região, na Avenida Inácio Moura no domingo de Carnaval.
Foto: Agência Pará

Cidade Velha

O carnaval no bairro da Cidade Velha em Belém começa cedo, logo na primeira semana de janeiro. O bairro é uma das principais referências de patrimônio histórico e cultural do Estado, e esse ano serão cinco finais de semana de "corredor da folia”, percorrendo as ruas da Cidade Velha. Segundo a organização do evento, estima se a participação de quase 700 mil pessoas.

São Caetano de Odivelas

Foto: Griffo
Personagens típicos da cultura de São Caetano de Odivelas, os Bois de Máscara, vaqueiros e bonecos cabeçudos agitam no arrastão do bloco os foliões que se misturam aos personagens e se divertem com os trajes típicos, comandados por uma banda de fanfarra e as micaretas. O diferencial do carnaval de São Caetano de Odivelas é a grande representatividade que os Bois de Máscara tem para o município, sendo símbolo da cultura popular.

Foto: Cristino Martins
Curuçá

O desfile do tradicional bloco carnavalesco "Pretinhos do Mangue" reúne aproximadamente 17 mil pessoas fantasiadas com a lama dos manguezais que cercam o município de Curuçá. Patrimônio cultural do município e do estado, o bloco envolve os foliões desde as primeiras horas do dia, quando os brincantes se dirigem aos manguezais para começar a se fantasiar. 




Se você ainda não conhece, venha logo conhecer o carnaval no Pará. Ainda dá tempo de planejar sua viagem!!!


 Por Trayce Melo - Estagiária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário