quinta-feira, 10 de agosto de 2017

FUJA DO FRIO, VEM PRO PARÁ

O inverno chegou por ai? Pois saiba que aqui no Pará estamos no verão amazônico. verão paraense acontece entre os meses de junho a outubro, quando as chuvas dão uma trégua e você consegue fazer o que quiser. Vamos listar para você seis motivos para você vir conhecer o calorão do Pará:

Foto: Fernando Sette
1° motivo: O Mercado do ver-o-peso

Aqui você encontra de tudo (de tudo mesmo!!!) e a imensidão do mercado é do tamanho da simpatia dos feirantes. Inaugurado por volta de 1627, é um dos mais antigos do país. O mercado é dividido por especialidades: a casa de carnes Francisco Bolonha, O mercado de Ferro, a Praça do Pescador, a área de ervas amazônicas - onde são vendidas “garrafadas” medicinais, banhos cheirosos e perfumes - a área de artesanato, entre outras. E se bater aquela fome ou sede, não se preocupe, são muitas opções de comida na ala das barraquinhas.  


Foto: blogdoespacoaberto
2° motivo: Os sorvetes com sabores do Pará

O calor do Pará é um incentivo para degustar vários sabores enquanto se visita o estado, com destaque para os sorvetes de frutas tradicionais da região, seja nos carrinhos de picolé ou em uma das diversas sorveterias. Se permita apreciar as tradicionais frutas do norte como açaí, graviola, bacuri, taperebá e cupuaçu. Uma dica é logo ir provando os mais conhecidos, como o sorvete Paraense – sorvete de açaí com farinha de tapioca - e o Mestiço – Sorvete de açaí misturado com sorvete de tapioca.


Foto: Fernando Sette
3° motivo: Em outubro tem Círio 

Nada melhor do que sentir o calor dessa festa linda que os paraenses promovem todos os anos. A mais de dois séculos a cidade de Belém é cenário da celebração do Círio de Nazaré, uma das principais manifestações culturais do país, que reúne mais de cinco milhões de pessoas nas suas 12 procissões. São 15 dias de festividades e a maior procissão percorre 3,6 quilômetros no segundo domingo de outubro. Se não estiver em Belém nesse período, vale a pena visitar a Basílica onde está à imagem de Nossa Senhora de Nazaré, amarrar umas fitinhas e fazer seus pedidos e orações.

Foto: Jornal O Tempo
4° motivo: O ritmo envolvente   

De Fafá de Belém à Lia Sophia, de Gaby Amarantos à Dona Onete, a música paraense está em alta: ela embala a novela das nove na voz de Fafá de Belém, vai pra cada canto do país na saia rodada de carimbó da Dona Onete, está nas apresentações de escolas em São Paulo o “ai menina” de Lia Sophia e invade os programas de TV no vozeirão de Gaby Amarantos. 


Praia do Pesqueiro - Soure
Foto: Jorge Quadros
                                                                      5° motivo: Praias de rio

Nada melhor do que aproveitar para relaxar nas famosas praias de água doce, também conhecidas como praias de rio, com cenários paradisíacos, ideais para banho, contemplar a natureza, com águas calmas e bem preservadas.





Foto: Lorena Affonso

6° motivo: O Pôr do sol da estação das Docas

Esse espetáculo sobre as águas do Rio Guajará pode ser visto de muitos cantos da cidade, mas um dos mais conhecidos é na Estação das Docas. Dá para perceber que encostar-se ao guarda-corpo e apreciar a paisagem até o anoitecer é um costume bem típico e delicioso por aqui.






Sai dessa friaca, vem pegar um solzão por aqui! 

Por Trayce Melo – Estagiária

Nenhum comentário:

Postar um comentário