terça-feira, 25 de julho de 2017

A CULINÁRIA PARAENSE GANHOU UM DIA ESPECIAL NO CALENDÁRIO DO ESTADO

Que a culinária paraense é de uma originalidade sem igual ninguém tem dúvida. E para demarcar a sua importância, hoje dia 25, o estado do Pará comemora o primeiro ano da culinária paraense em seu calendário oficialmente.

O projeto de lei que institucionaliza a data foi sancionado no dia 7 de novembro de 2016 pelo governador do Pará, Simão Jatene. A data é uma homenagem ao nascimento de Anna Maria Leal Martins, uma das maiores influenciadoras e apreciadoras da culinária paraense. 

A gastronomia do Pará apresenta como maior destaque a cultura indígena, mas também carrega consigo traços portugueses e africanos. Inclusive os nomes das comidas têm referências indígenas, como pato no tucupi, tacacá, chibé, açaí com peixe frito e maniçoba.
  
Os elementos encontrados na região da Amazônia formam a base de seus pratos, como camarão, caranguejo, peixe, pato, suas famosas ervas, a mandioca que desde a folha até a raiz são aproveitados, pimentas de cheiro e as frutas nativas.

É considerada uma das mais autênticas do Brasil, justamente pelas suas características regionais. Não foi por acaso que desde 2015 a cidade de Belém foi considerada pela Unesco como a Capital criativa da gastronomia. E é justamente essa particularidade que atrai cada vez mais turistas que buscam diferentes e novas experiências para o Estado, principalmente quando chega o mês de outubro, Belém é dominada pelo cheiro de suas comidas típicas, especialmente a maniçoba. Seu cheiro fica no ar anunciando que o Círio e a culinária fazem parte de nossa identidade.

Se você ainda não conhece. Então se prepare para ficar com água na boca e descobrir novas delícias aqui no estado do Pará. Opções não faltam para agradar o seu paladar!

O que você não pode deixar de experimentar:

AÇAÍ COM PEIXE E FARINHA/ FOTO: FERNANDO SETTE

TAPIOQUINHA COM CAFÉ/ FOTO: FERNANDO SETTE

PATO NO TUCUPI/ FOTO: FERNANDO SETTE

BOMBONS REGIONAIS/ FOTO: FERNANDO SETTE

MANIÇOBA/ FOTO: FERNANDO SETTE

PUPUNHA COM CAFÉ/ FOTO: FERNANDO SETTE

MOQUECA DE PEIXE DE SANTARÉM/ FOTO: FERNANDO SETTE

TACACÁ/ FOTO: FERNANDO SETTE

 
Por Trayce Melo – Estagiária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário