segunda-feira, 22 de maio de 2017

DIÁRIO DE BORDO: A ROTINA DAS COMUNIDADES DO PESQUEIRO E CÉU NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE SOURE



Deoclécio Neves nos conta sobre sua viagem com os alunos do curso de turismo da Fapan. A qual vivenciou a rotina das comunidades do Pesqueiro e Céu na Reserva Extrativista Marinha de Soure. Venha conhecer!



“A nossa viagem começou no Porto de Icoaraci às 7h da manhã  para o Porto de Camará/Salvaterra - Ilha do Marajó em um ferryboat, de lá pegamos uma Van que nos levou até a Comunidade do Pesqueiro/Soure, o trajeto é fascinante, pode-se avistar os tão famosos búfalos do Marajó, seja nas fazendas ou circulando nas ruas das cidades de Salvaterra e Soure.








Na Comunidade do Pesqueiro/Resex Mar Soure, ficamos hospedados em uma das casas de moradores locais que já recebem com frequência visitante, desfrutamos da rotina deste morador, e também saboreamos a culinária local ofertada pela Associação de Mulheres e Moradores Extrativistas da Vila do Pesqueiro – ASMMEP.






No período da tarde, conhecemos a Praia do Pesqueiro, lugar de raras belezas cênicas, onde o fluxo de marés alta e baixa é separado por intervalos de 6h aproximadamente, os ventos são constantes e tornam a temperatura agradável, já o solo é arenoso, mas em áreas que sofrem o fluxo das marés é bem firme, já nas áreas que as marés altas não alcançam a areia é fina e fofa. Nesta praia pode-se avistar revoadas de vários pássaros que habitam um mangue bem conservado com árvores que ultrapassam os 25m de altura.







À noite, foi à vez de apreciarmos a apresentação do Grupo de Carimbó da Vila do Pesqueiro, um espetáculo de música e dança que reflete todo o processo de formação do povo paraense.





Na manhã do dia seguinte, foi à vez de conhecermos a Comunidade do Céu que é vizinha a Vila do Pesqueiro, que é necessário a travessia de um pequeno rio que aparece nas marés baixas, feito em embarcações que normalmente são utilizadas para pesca artesanal. A Comunidade do Céu é composta por pescadores artesanais e extrativistas que conservam o modo de vida em equilíbrio com o ecossistema local.







A comunidade administra uma pequena pousada e restaurante que serve água de coco e culinária local a base de peixe, caranguejo e galinha caipira. A praia do Céu é bem rústica, permite banho e caminhada, proporcionando o contato com a fauna e flora local.”










Dicas de viagem a Resex Mar Soure:

- Se possível, contrate o serviço de um condutor local, existem algumas programações já estruturadas em fazendas marajoaras, inclusive com degustação de queijo, sucos de frutas regionais entre outras iguarias; passeios ecológicos pelo mangue e praias (Pesqueiro, Barra Velha, Céu), os passeios ecológicos podem ser realizados com caminhadas ou com uso de bikes.

- Visite as comunidades praianas do Pesqueiro e do Céu e também ao Ateliê Art. Mangue Marajó, no bairro do Pacoval, onde se pode adquirir artesanato local (cerâmica Marajoara). Fruto de um trabalho social desenvolvido na comunidade pertencente à Resex Mar Soure, também, sempre as quartas-feiras, no fim de tarde, a comunidade promove uma rodada de carimbó ao som dos Tambores do Pacoval (é pedida uma contribuição aos visitantes como forma de manter os projetos sociais da Comunidade).

Fotos: Deoclécio Neves

Por Trayce Melo – Estagiária

Nenhum comentário:

Postar um comentário