sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

FERIADÃO DE CARNAVAL CHEGANDO, VENHA DESCANSAR NO PARÁ!

Ilha de Cotijuba / Foto: Fernando Sette

Para muitos o carnaval é sinônimo de folia, mas há quem goste de aproveitar o feriadão para descansar e fugir da bagunça da festividade. O Pará oferece também opções para quem gosta de tranqüilidade e proximidade, como a lha de Cotijuba, uma Área de Proteção Ambiental que fica localizada na Baía do Guajará, com acesso somente por via fluvial há aproximadamente 1h de viagem da capital. São 15 km de praias com paisagens naturais pouco transformadas pelo homem.

A ilha também é conhecida pelas ruínas de um antigo educandário e de um dos primeiros engenhos instalados na Amazônia. Outra singularidade da ilha é que, por ser uma área de proteção ambiental, a circulação de automóveis é proibida, com exceção das ambulâncias, tendo assim todo o seu transporte feito por charretes conduzidas por cavalos ou motos.

Ilha de Cotijuba / Foto: Fernando Sette

Para chegar à ilha existem saídas diárias do trapiche de Icoaraci. O trajeto pode ser realizado em navio ou em várias outras embarcações menores, ofertadas pela Cooperativa de Barqueiro da Ilha de Cotijuba (Cooperbic).

Saiba um pouco sobre algumas praias de Cotijuba:

  • ·Praia do Farol: É a praia mais frequentada por ser bem próxima do porto da Ilha e possuir o maior número de pousadas, bares e restaurantes. Durante as épocas de alta temporada costuma ser palco de shows e apresentações de ritmos paraenses como carimbó, siriá e tecnobrega. 
  • ·Praia do Vai-quem-quer: A mais afastada de todas as praias, cerca de 9 km do porto da ilha. A praia é quase deserta, ideal para quem procura sossego e uma paisagem quase intacta. O seu acesso é de charrete, bondes puxados por tratores e mototáxis disponíveis por toda a Ilha. 


  • Praia Funda: Esta praia localiza-se em uma enseada de terreno bastante íngreme, o que torna a praia de grande profundidade logo nos primeiros passos em direção à água. O lugar é procurado para a prática de turismo de aventura.


Outras praias conhecidas da Ilha são as desertas Praia do amor e a Praia da saudade, apenas a 15 minutos de caminhada do porto; a Praia do Cravo e do Cemitério, e ainda as praias da Pedra Branca e da Flexeira, que são banhadas pela Baía do Marajó.

Ilha de Cotijuba / Foto: Fernando Sette

Nenhum comentário:

Postar um comentário