segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Os encantos da Ilha do Marajó


Foto: Agência Pará
Se você quer praticar o ecoturismo, nada melhor do que a Ilha do Marajó, com uma vegetação típica e única, onde a principal estrela é a natureza.O acesso ao município pode ser feito por viagem aérea, com duração apenas de 17 minutos até Cachoeira do Arari, ou por via marítima, em um barco de porte grande, de dois andares, que dura 3 horas de viagem, ou pode optar pra ir em uma lancha que faz o mesmo trajeto em aproximadamente 40 minutos.A viagem é muito tranquila, com ventilação constante do rio e uma vista deslumbrante que aproxima o homem com a natureza.

Foto: Agência Pará
A ilha do Marajó, tem o maior rebanho de búfalos do planeta, reza a lenda que o animal entrou na ilha devido ao naufrágio de um navio indiano que seguia para Guiana Francesa, o navio naufragou na ilha e os búfalos sobreviveram por serem bons nadadores.

Foto: Agência Pará
A Ilha que abriga 16 municípios, cada um com suas particularidades possui uma nítida divisão de paisagens que vão se modificando com a força da água. Na Costa Leste há uma área que é dominada pelos campos inundáveis com praias de água doce que tem jeito de mar, além dos manguezais e igarapés, onde ficam as grandes fazendas com criação de búfalos desde o tempo colonial, é o símbolo da cultura Marajoara. È nesta região que fica a cidade de Soure considerada a capital da Ilha, com boa infraestrutura de lazer, hotel e restaurantes.
Há muito mais ainda, como a charmosa e pequena cidade de Salvaterra, onde é possível ver as apresentações de Carimbó, e mergulhar nas lindas praias de Joanes, onde foi a primeira cidade da ilha a ser ocupada pelos portugueses.


Foto: Agência Pará
Não muito distante de Joanes está Cachoeira do Arari, município que abriga o Museu do Marajó, um lugar simples, mas curioso que conta a história do povo Marajoara. E nada melhor depois, saborear uma das deliciosas comidas marajoara; O Frito do vaqueiro, oFilé marajoara com queijo de búfala derretido ou um peixe de água doce, finalizando com uma deliciosa sobremesa de queijo de búfala regada a doce de leite.




Por Ana Maria Rocha - Estagiária 

Um comentário:

  1. Eu sou leitor deste blog que retrata lindamente o Pará. Continuem com essas belíssimas imagens e textos a retratar nossa querida terra.

    ResponderExcluir