quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

SE JOGUE NA FOLIA.. CARNAVAL É NO PARÁ!

Desfile das escolas de samba de belém- Foto Diário do Pará
A época mais animada do ano está chegando, e não faltam opções aos foliões para curtir o Carnaval no Pará. A capital Belém oferece dos famosos bloquinhos de rua que percorrem a Cidade Velha, aos desfiles de Escola de Samba que ocupam a Aldeia Cabana David Miguel e disputam o título do carnaval belenense, encantando cada vez mais por suas irreverentes inovações a cada ano.


Para quem gosta de correr atrás do Trio e se jogar atrás de uma Micareta, com direito a abadá e muita diversão, os municípios de Curuçá, Cametá e Vigia são os mais procurados pelos foliões.

Bloco Pretinhos do Mangue/ Curuçá - Foto Skyscraper
Em Curuçá 25 blocos carnavalescos fazem a alegria dos brincantes durante os 4 dias de folia. Conhecido nacional e internacionalmente, o bloco “Pretinhos do Mangue”, com 22 anos de existência e hoje patrimônio Cultural do Estado do Pará e do Município de Curuçá, representa um bloco ecológico, no qual a fantasia consiste em cobrir o corpo com lama dos manguezais da região.

Carnaval em Cametá -  Foto: Site G1.com
Cametá oferece várias manifestações carnavalescas, do chamado Fofó – que são os cordões promovidos pelas comunidades tradicionais -, aos blocos de trio com abadás nos quais trazem à cidade atrações nacionais. E no domingo de Carnaval, na Avenida Inácio Moura acontece o desfiles de Escolas de Samba da região.

Bloco "As Virgienses" / Vigia - Foto: Site ORM

O tradicional carnaval de Vigia que reuniu no último ano cerca de 30 mil foliões, possui dois blocos que concentram o maior número de brincantes. “As Virgienses” que há 30 anos leva homens vestidos de mulheres as ruas da cidade, e “Os Cabrasurdos”, que faz o inverso e veste as mulheres de homens. Com um verdadeiro desfile de fantasias bem planejadas, elaboradas e desenvolvidas justamente para a época, o município histórico é totalmente contagiado pela alegria do carnaval.

Carnaval em Vigia - Foto: Eunice Pinto/Agência Pará 
Marcado por sua originalidade, o Carnaval da Ilha de Colares possui uma temática ufológica baseada na “Operação Prato” (uma investigação militar mundialmente conhecida, realizada em 1977, para investigar o aparecimento e movimentação dos chamados OVNIs). Colares tem também as atrações do desfile da Escola de Samba da região, "Unidos de Colares". Além dos blocos: "Bloco do Et", "Bloco acorda", entre outros. Sendo assim, centenas de foliões percorrem as ruas fazendo a alegria dos moradores e visitantes.

Carnaval em Colares - Foto: Tarso Sarraf/ G1.com




Por Luana Cantanhede - Estagiária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário