terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres & Turismo do Pará: Rosa Helena Neves

Rosa Helena Neves, nasceu em Belém do Pará. Conhecida no trade pelo seu carisma e delicadeza no tratamento a todos, indistintamente, é uma paraense que valoriza sua origem. Pedagoga, com pós-graduação em políticas públicas, atua no ensino superior e gestão cultural. Hoje é diretora Executiva do IGAMA - Instituto de Gemas e Joias da Amazônia, entidade que administra Espaço São José Liberto e o Polo Joalheiro. Para Rosa, o maior desafio de sua profissão é trabalhar sob a lógica da transdisciplinaridade, valorizando todos os tipos de diversidade. E é dessa forma que recebe os milhares de turistas que visitam esse importante espaço de comercialização, promoção e divulgação do artesanato e de joias do Pará.

Amante da cultura indígena, ela acredita que o Pará é um perfeito cenário de diversidade cultural.

Foto: João Ramid e Ascom Igama
Confira as dicas de Rosa Helena Neves para você conhecer melhor o Pará. Compartilhe esta homenagem às mulheres do turismo do Pará.

O que visitar?
Alter do Chão em Santarém depois de setembro nos períodos de lua. Tudo de extraordinário! Uma imersão na magia, cultura e natureza.

O Pará tem sabor de? 
Maniçoba, pelos impactos de cor, diversidade dos produtos utilizados e a magia do tempo para sua produção gastronômica! Amo! Tudo isso em outubro.

É curioso no Pará? 
Visitar o Jardim da Liberdade no ESJL no fim de tarde é lindo! Um momento de paz e troca de energias positivas e a instalação artística “Rio Vertical“ de Emanoel Franco e Paulo Chaves no Coliseu das Artes é uma pura imersão no mundo ribeirinho. Passear na casa do Artesão no meio das cuias, balatas, cerâmicas, cheiro do Pará, bombons, imagens de Nossa Senhora de Nazaré e adornos indígenas! Um perfeito cenário da diversidade cultural amazônica e tolerância religiosa.

É Imperdível? 
Conhecer as inovações e a bela ourivesaria das joias artesanais do Polo Joalheiro, o refinamento e a qualidade do artesanato da Casa do Artesão, o estilo contemporâneo paraense das designers de moda e joais que expõe no ESJL tudo feito à mão produtos únicos como ineditismo e charme! Verdadeiras raridades da economia criativa brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário