quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Bragança: Marujada desperta olhares para a Amazônia Atlântica



Bragança, localizada no nordeste paraense, a 210 quilômetros de Belém, é conhecido como a Pérola do Caeté. Guardião de muitos rios e igarapés de água doce, o município, que desperta muitos olhares para a Região Turística Amazônia Atlântica, resulta da colonização européia, principalmente a francesa. Sua fundação data de 1613. Completou no dia 8 de julho deste ano 400 anos.


É em Bragança que encontramos uma das mais importantes manifestações culturais do Pará, a Marujada, manifestação cultural que expressa a devoção a São Benedito, padroeiro da cidade, que por ocasião do evento reúne todos os anos no mês de dezembro mais de 200 mil pessoas.


Durante a festa, os bragantinos apresentam danças nos ritmos de xote, retumbão, boi-bumbá, como forma de expressar a  devoção a São Benedito. A Marujada tem em suas origens profundas ligações com a presença dos antigos escravos negros na região.


O município possui rica reserva ambiental onde vivem cerca de 40 mil espécies de pássaros, entre eles guarás, maçaricos e garças  e uma  rica arquitetura em detalhes europeus -  casarões, igrejas e coretos,  além das mais belas praias do estado, a de praia de Ajuruteua.
A culinária exótica é um dos atrativos do município, pratos a base de peixes, mariscos e  farinha de mandioca, que satisfazem os paladares mais exigentes.




Quem for visitar a cidade, encontra aconchego e segurança, além de infraestrutura como pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes.


Praia de Ajuruteua / Sidney Oliveira

Bragança é um dos municípios prioritários do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará -  Plano Ver-o-Pará, através do qual o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), vem investindo  no turismo como atividade de desenvolvimento social e econômico.

O que visitar em Bragança

Catedral Nossa Senhora do Rosário, Palácio Episcopal da Catedral Nossa Senhora do Rosário, Igreja de São Benedito, Instituto de Santa Teresinha, Forte do Caeté, Palacete Augusto Corrêa, Mercado de Carne, Sociedade Beneficente Artística Bragantina,  Casa da Cultura, Coreto Pavilhão Senador Antônio Lemos.

Como chegar?

Bragança fica a 210 Km de Belém. O acesso é pelas rodovias federal BR-316 e estadual PA-242. A viagem eva em média quatro horas de ônibus ou até 1 hora de carro particular.
Conheça a Região Turística Amazônia Atlântica: www.paraturismo.pa.gov.br  

Texto: Tâmara Monteiro e Benigna Soares - GEC Paratur 
Foto: Fabrício Coleny

Nenhum comentário:

Postar um comentário