quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Pará ganha Instituto de Gastronomia Paulo Martins


O chef Paulo Martins, reconhecido internacionalmente como o “Embaixador da Gastronomia Paraense”, deixou ao Pará um riquíssimo legado cultural desenhado a partir do refinamento, aprimoramento e divulgação da gastronomia paraense, importante segmento de promoção também do turismo.  Paulo morreu em 9 de setembro de 2010, mas seus conhecimentos, técnicas, projetos e sonhos não cessaram com a partida dele. É o caso do festival de gastronomia Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, realizado anualmente no mês de abril, pelas filhas Daniela e Joanna Martins.  A nova edição do evento já está sendo finalizada e foi pauta, na última quarta-feira, dia 5, de reunião entre a presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, e uma das realizadoras do evento, a chef  Joanna Martins, que conta ainda com a ajuda da mãe, Tânia Martins, nessa missão.
Joanna Martins, do restaurante La em Casa, Socorro Costa,
presidente da Paratur, Jacqueline Alves, Diretora de Marketing da Paratur
"Nossa proposta é de contribuir com o turismo do Estado, divulgando a gastronomia não só como um produto comercial, mas com seu valor cultural, de atrativo turístico", disse Joanna ao entregar à presidente da Paratur o projeto da próxima edição do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que acontecerá  em abril de 2013, antecedido por diversos eventos que se integram ao grande festival como cursos, concursos, circuitos gastronômicos, dentre outros.



Joana anunciou ainda que ainda em 2013 o Pará será contemplado com outros projetos, entre os quais a homenagem que o estado receberá no evento Rio Bom de Mesa, que acontece no Rio de Janeiro, de 28 de maio a 2 de junho, com direito a festival gastronômico, banquete dos chefes da Associação da Boa Lembrança, aulas no Cantagalo, espaço de gastronomia paraense no Morro da Urca, no Pão de Açúcar, além de mostras de música e outras artes do Pará.

“Queremos chamar a atenção da sociedade carioca para o Pará, enquanto obra-prima da Amazônia, envolver o trade, os hoteleiros, operadores de turismo, os restaurantes”. Adianta Joanna.

Outra iniciativa para 2013 será o projeto Chefes na Praça, que deve ocorrer na Praça Batista Campos em Belém, unindo a técnica de grandes chefes à de boeiras e boeiros locais, oferecendo ao público em geral pratos sofisticados, mas também a opção de saborear o tradicional, a exemplo da tapioquinha, tacacá e outras delícias paraenses.

“A Paratur incentiva a gastronomia como produto turístico, reflexo da nossa cultura. Por isso, promovemos e divulgamos em todas as feiras e eventos nacionais e internacionais e também pautamos a imprensa especializada em turismo, cumprindo nosso papel de promover e divulgar todos os segmentos turísticos do Para. O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense é um evento consolidado, que ano após ano projeta e fortalece cada vez mais o Pará nos mercados emissores de turistas”, elogia Socorro Costa, presidente da Paratur, ao receber de Joanna o projeto com a versão 2013 do evento, que traz ao Pará imprensa, operadores de turismo, agentes de viagens e claro, os melhores chefes de cozinha do Brasil e do exterior.


Logomarca do Instituto Paulo Martins
INSTITUTO – A grande novidade do encontro foi a explanação feita por Joanna Martins sobre a criação do Instituto Paulo Martins, espaço que além de resgatar a história do “arquiteto da culinária paraense” (Paulo era formado em arquitetura), também cuida das suas iniciativas, como festival gastronômico, além de assegurar a "paternidade" de pratos como o “pato do imperador”, o “muçuã de botequim” ou o “arroz de jambu”, dentre muitos outros, criados por Paulo Martins.

"Nossa expectativa é de que o Instituto funcione em um espaço que já temos na João Bailbi, que passará por reformas", diz Joanna, ao explicar que o instituto parte de 10 pessoas que conhecem, admiram e querem manter vivo o legado deixado por Paulo Martins.  A entidade de direito privado, sem fins lucrativos, chega para promover estudos e divulgação da gastronomia paraense e amazônica, com ações práticas, de pesquisa e capacitação tecnológica, social e cultural voltadas para o desenvolvimento econômico da região, integrando diversas atividades. Também está no escopo do Instituto promover o encontro da arte gastronômica com outras artes amazônicas (música, dança, pintura, artesanato, etc.).

O jornalista Nélio Palheta, amigo pessoal de Paulo e um dos profissionais de comunicação que contribuiu com a divulgação do trabalho dele, fala que a importância do instituto é muito grande, de grande valor para a manutenção da cultura paraense.


A gastronomia é um forte atrativo turístico do Pará (Foto: Jean Barbosa)
“A memória dos acontecimentos, e por conseqüência das pessoas, tem sido muito maltratada no Pará. Uma instituição que preserve a memória do Paulo Martins é de enorme utilidade para a história do turismo e da cultura gastronômica de Belém e do Estado, que nem sempre trata com dignidade seus personagens e os acontecimentos relevantes. Se a gastronomia paraense da atualidade deve a alguém sua visibilidade nacional, seu desenvolvimento como arte e negócio, esse alguém é Paulo Martins. Acredito que um instituto em sua homenagem deve se dedicar a não apenas preservar a memória, mas contribuir para o desenvolvimento da gastronomia, que era o alvo do empenho de Paulo”. Enfatiza Nélio, amante da boa gastronomia, responsável por publicações diversas, entre as quais de revistas ligadas à Editora Abril, em que a gastronomia e o turismo estão sempre em pauta.

O CHEF - Arquiteto por formação, Paulo Martins passou ingressou na gastronomia em 1972,  ao abrir o restaurante "Lá em Casa". Em 1980 trocou definitivamente a arquitetura pela cozinha, e sua rotina passou a ser apresentar a gastronomia do Pará e da Amazônia ao mundo.

O chef francês Claude Troigros, o paulista Alex Atala, a mineira Mônica Rangel, o português Vítor Sobral, são apenas alguns amigos pessoais de Paulo, que descobriram a excelência da gastronomia da Amazônia a partir dos ensinamentos de Paulo Martins. É esse legado que a família Martins e  amigos levam ao mundo a partir de agora, seja através do Instituto, dos eventos promocionais dos quais participa a Paratur, do livro recém lançado “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”, ou outra merecida ação de continuidade do trabalho deixado pelo embaixador Paulo Martins.


 Texto: Benigna Soares e Fabrício Coleny - GEC Paratur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário