quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Setur e Paratur divulgam ainda este mês pesquisa de demanda do turismo doméstico no Pará

A Paratur e a Setur informam que ainda este mês vão divulgar pesquisa de de demanda do turismo doméstico, ou seja dos brasileiros que visitam o Pará realizada entre janeiro e dezembro de 2011. A pesquisa, aplicada pela FIP – Fundação Instituto de Pesquisa Econômica, sediada na Universidade de São Paulo (USP), revela o perfil e o comportamento de viagem de viagem dos turistas, assim como revela a avaliação que esses visitantes fazem sobre o destino Pará.

Segundo Admilson Alcântara, coordenador de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em 2011 cerca de 770 mil turistas visitaram o Pará, deixando no Estado cerca de 380 milhões de reais. O ano de 2012 deve fechar com cerca de 1 milhão de visitantes, que deixam aproximadamente 400 milhões de reais. Para este ano o fluxo doméstico deve ser de 784 mil turistas.

A pesquisa está sendo analisada pela Setur. Conta com a no recorte econômico com o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese Pará) e será divulgada pela Setur, Dieese e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), na última semana de novembro.

“Pesquisas como estas são muito úteis ao planejamento de ações de promoção do turismo paraense e de atração de investidores ao nosso destino turístico”. Afirma Socorro Costa, presidente da Paratur.

Adenauer Góes ressalta que “outras pesquisas foram divulgadas ao longo deste ano pela Setur e Dieese, com apoio da Paratur e que de fato fortalecem o turismo como atividade econômica, principalmente no aspecto da elaboração de políticas de investimento na qualificação da mão de obra, melhoria da qualidade e oferta de serviços, entre outros fatores. Diz Adenauer, ao justificar que o planejamento do turismo segue as diretrizes do Plano Ver-o-Pará – Plano Estratégico de Turismo do Pará, que prevê a implementação de nove macroprogramas que estão direcionando os rumos do turismo paraense”.

O Ver-o-Pará, como explica Adenauer Góes, lançado há um ano pelo Governador Simão Jatene, traz mais de 40 projetos de desenvolvimento turístico executados pela Setur e 26 projetos voltados para ações de marketing, executadas pela Paratur.

Também completa um ano o lançamento da nova marca turística que está sendo utilizada para promoção do destino Pará. Inspirada nas cores e derivados do açaí, que representam o segmento turístico natureza e nas artes marajoara, tapajônica e Araguaia, que simbolizam a cultura do estado, a nova marca está em todo o material promocional do turismo paraense, associada ao slogan Pará, a obra-prima da Amazônia.

    O Pará deve receber 1 milhão de turistas em 2012


Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Foto: Thiago Figueira - GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário